Resumidamente o Google Trends como o próprio nome diz, é uma ferramenta do Google que permite acompanhar a evolução de uma determinada palavra-chave que é tendência em pesquisas. Ele faz isso analisando volume de buscas de determinada palavra ao longo do tempo acompanhando sua evolução.
O Google Trends apresenta um gráfico com seus altos e baixos durante um período pré-estabelecido pela plataforma até o atual momento, sendo assim uma ferramenta útil para saber quais as tendências atuais em palavra-chave para poder utilizar em um conteúdo em potencial, pois suas chances de busca serão maiores de ser encontrada se utilizar tal palavra.
Como funciona o Google Trends
O Google Trends acessa uma base na qual coletará todas as pesquisas que foram realizadas no buscador do Google e em outras plataforma, por exemplo o Youtube, com isso ele lista e exibe um gráfico de linhas e um período pré-determinado pela plataforma com a evolução das pesquisas.
Exemplo de pesquisa da palavra Google Trends:
Além de trazer o gráfico de interesse ao longo do tempo, a plataforma permite que faça comparações com outras palavras, no qual ele irá exibir uma outra linha de outra cor, demonstrando assim a diferença entre elas.
É possível filtrar as pesquisas específicas feitas na web através do buscador, por imagens do Google imagens, por notícias, através do Google Shopping e Youtube.
A plataforma nos trás também um mapa de calor de interesse, no qual destaca em cores mais fortes as regiões que tiveram mais pesquisas da palavra-chave pesquisada.
Como cereja do bolo, a plataforma nos retorna os assuntos e consultas relacionadas, demonstrando a importância de uma outra variação da palavra-chave pesquisada. Essa consulta, além das outras opções demonstradas acima, são possíveis exportar tais dados para uma análise mais detalhada, incorporar os dados em outro site, até mesmo compartilhar.
Qual a importância do Google Trends no marketing digital
Conforme informado acima, os benefícios que a ferramenta nos trás são inúmeros, mas se ainda restou alguma dúvida do porque utilizar em suas estratégias de marketing, fique mais um pouquinho e veja algumas das formas nas quais poderá aplicar tais dados.
Marketing de conteúdo
A prática do marketing de conteúdo, ou simplesmente fazer a produção de conteúdo para seu blog, site ou canal do Youtube, é muito comum fazer uso dessa plataforma, pois como ela trabalha no retorno das palavras-chave “tendência” nas pesquisas, você saberá como seu produto, ou conteúdo poderá ser encontrado com maior facilidade. Basicamente a ideia funciona, você pesquisa a palavra que tem uma boa relevância para que seja utilizada em seu site, e você simplesmente a utiliza, para que seu site/conteúdo seja encontrado
Campanhas de marketing
Como em um site por exemplo, em uma página poderá ter organicamente apenas uma palavra-chave, porém com as campanhas de marketing como o “Google Ads”, você poderá fazer com que outras palavras-chave também sejam encontradas nessa sua página, logo você poderá ver palavras similares às que já utiliza para incluir em suas campanhas.
Busca por palavras Tendências
Em todos os casos ressaltamos que as palavras com maior relevância são importantes para trazer visibilidade a seu conteúdo, acaso tenha um produto sendo vendendo em uma loja virtual por exemplo, poderá utilizar deste artifício para trabalhar as palavras-chave em seu site. Além disso, é possível fazer comparações entre palavras-chave, para saber as que melhor teve resultados em comparado com outras e assim usar a melhor estratégia para seu negócio.
Por fim…
O Google Trends é uma plataforma gratuita e rica em informação, onde no tempo em que vivemos a informação vale muito! Então não deixe de aplicar esta ferramenta às suas estratégias de marketing.