Qual a definição de Entidade na programação?
Antes de mais nada vamos entender o que de fato é uma entidade… Entity ou Entidade trazendo para nossa língua é uma representação lógica de algum objeto ou conceito do mundo real. Por exemplo, em um sistema de gerenciamento de clientes, uma entidade de “Cliente” pode representar um cliente real, com propriedades como nome, endereço, número de telefone, etc.
A camada de Entities é uma das camadas em um sistema de arquitetura de software, e é responsável por representar e gerenciar os dados do sistema. É comum que as Entities sejam modeladas como objetos em orientação a objetos ou classes em linguagens de programação como Java, C# ou TypeScript.
A camada de entidades é importante porque fornece uma camada de abstração entre a camada de interface com o usuário e a camada de persistência de dados, permitindo que o sistema seja facilmente mantido e escalado ao longo do tempo. Além disso, separar as entidades da lógica de negócios do sistema ajuda a manter o código organizado e claro.
Esta camada também faz parte do padrão de Clean Architecture, que é uma abordagem para projetar sistemas de software de maneira coerente, coesa e fácil de manter.
Outras formas nas quais a camada de Entity normalmente é chamada
- Camada de Domínio: pois representa o conhecimento do negócio e a lógica de negócios.
- Camada de Modelo: pois modela a realidade do sistema, fornecendo uma abstração dos dados.
- Camada de Negócios: pois é responsável por implementar a lógica de negócios e garantir a consistência dos dados.
- Camada de Objetos: pois representa os objetos de negócio e suas propriedades e comportamentos.
Estes nomes variam dependendo da abordagem e das preferências do desenvolvedor, mas todos representam a mesma camada no padrão de arquitetura Clean.
Como funciona a comunicação dessa camada com as demais
A comunicação entre a camada de entidades e as outras camadas em uma arquitetura Clean é definida por interfaces claras e bem definidas. Cada camada tem uma responsabilidade única e trabalha de maneira independente, mas ainda assim, precisa se comunicar com as outras camadas para realizar suas tarefas.
A camada de entidades se comunica com a camada de interface com o usuário para fornecer informações a serem apresentadas ao usuário e para receber comandos do usuário. Esta comunicação é feita através de uma camada intermediária chamada de Use Cases, que são responsáveis por coordenar a interação entre as camadas de entidades e de interface com o usuário.
A camada de entidades também se comunica com a camada de persistência de dados para armazenar e recuperar informações. Esta camada fornece uma interface para acessar dados, como bancos de dados, arquivos ou outras fontes de dados. A camada de entidades não precisa conhecer os detalhes técnicos da camada de persistência, e esta pode ser alterada sem afetar as entidades.
Em resumo, a comunicação entre as camadas é organizada, clara e segue o princípio de separação de preocupações, permitindo a manutenção do sistema de maneira fácil e eficiente.
Erros comuns que são cometidos durante o desenvolvimento utilizando as Entities
- Mapeamento direto de entidades para banco de dados: isto pode levar a vínculos fracos entre a camada de entidades e a camada de persistência de dados, tornando difícil mudar o banco de dados sem afetar as entidades.
- Acoplamento excessivo com outras camadas: isto pode tornar as entidades dependentes demais das outras camadas, tornando-as menos reutilizáveis e mais difíceis de manter.
- Falta de validação de dados: as entidades são responsáveis por garantir a consistência dos dados, mas se essa validação não for implementada corretamente, isto pode levar a dados inconsistentes ou inválidos.
- Regras de negócios espalhadas por todo o código: as regras de negócios devem ser centralizadas na camada de entidades, mas se espalhadas por todo o código, isto pode tornar difícil de entender e manter a lógica de negócios.
- Ignorar princípios de Clean Architecture: se a camada de entidades não for projetada seguindo os princípios de arquitetura limpa, isto pode levar a um sistema complexo, confuso e difícil de manter.
Para evitar estes erros, é importante seguir os princípios de arquitetura limpa e ter uma compreensão clara da responsabilidade da camada de entidades no sistema. Além disso, é importante testar e validar as entidades antes de implementá-las em produção.
Exemplo de uma implementação utilizando Node.JS
Supondo que você esteja desenvolvendo um aplicativo de gerenciamento de tarefas, você pode criar uma entidade de “Tarefa” para representar cada tarefa do usuário.
Apenas JavaScript:
class Task { constructor(title, description, dueDate) { this.title = title; this.description = description; this.dueDate = dueDate; this.completed = false; } markAsCompleted() { this.completed = true; } }
Esta entidade tem os seguintes atributos: título, descrição, data de vencimento e se está completo ou não. Ela também tem o método chamado “markAsCompleted”, que permite marcar a tarefa como concluída.
A camada de entidades é responsável por garantir a consistência dos dados e as regras de negócios associadas às tarefas, como verificar se a data de vencimento é válida ou se o título é preenchido.
Esta camada pode ser usada pela camada de interface com o usuário para exibir informações sobre as tarefas ao usuário e responder a comandos do usuário, como marcar uma tarefa como concluída. Também pode ser usada pela camada de persistência de dados para salvar e carregar informações sobre as tarefas.
Este é um exemplo simples de como a camada de entidades pode ser implementada em Node.js. Em um sistema mais complexo, você pode ter várias entidades para representar diferentes aspectos do seu aplicativo, cada uma com suas próprias propriedades e métodos.
Com o up do TypeScript:
class Task { title: string; description: string; dueDate: Date; completed: boolean; constructor(title: string, description: string, dueDate: Date) { this.title = title; this.description = description; this.dueDate = dueDate; this.completed = false; } markAsCompleted(): void { this.completed = true; } }
Neste exemplo, foram adicionados tipos a todos os atributos e ao retorno do método “markAsCompleted”. Isso permite que o TypeScript verifique a tipagem dos dados em tempo de compilação, o que ajuda a prevenir erros em tempo de execução. Além disso, o TypeScript fornece recursos adicionais de inteligência de código e autocompletar para ajudar a desenvolver o código mais rapidamente.