Bem… que vale a pena ter um blog atualmente, isso indiscutivelmente claro que sim vale, porém a pergunta do milhão vale a pena ter um blogger em 2020? A resposta é… SIM!
Pode ser algo clichê e talvez para muitos algo ultrapassado ter um blog, mas ter um canal no qual as pessoas podem expor suas ideias, compartilhar emoções, ou até mesmo notícias acaba sendo o intuito dessa ferramenta, que também pode ser conciliada com as redes sociais, tais como: Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest entre outros.
O que é o blogger?
O Blogger é uma plataforma gratuita de blogs do Google, é a ferramenta ideal para quem está iniciando no mundo dos blogs, além de ser fácil de navegar e administrar, ela oferece a hospedagem e diversos recursos que permitem ao usuário criar seu blog e personalizá-lo, de acordo com suas necessidades.
Essa plataforma já possui o essencial que um site precisa ter, claro que há muitas coisas mais técnicas nele que se o usuário souber, com toda certeza fará toda a diferença se o mesmo desejar promover seu blog.
Principais funcionalidades que o blogger possui
Não entraremos a fundo em todas as funcionalidades que o blogger possui, apenas um breve resumo sobre as principais, sendo elas:
Postagens: Área responsável por criar o conteúdo de seu blog, nele você irá inserir todas as informações que deseja, os chamados “artigos”.
Estatísticas: Aqui é onde se encontram as estatísticas de visitas no site, visualizações nas páginas, quais os artigos mais visualizados, páginas e etc.
Comentários: Se houver algum comentário feito em alguma postagem que tiver criado, ele aparecerá neste painel, podendo remover o comentário, ou marca-lo como spam.
Ganhos: Ai que entra a parte interessante de se ter um blog, a parte dos ganhos, no qual se muito utilizam o Google Adsense. Sim é possível lucrar com seu blog, porém você precisará passar por algumas configurações, assim como criar uma conta no Google Adsense e seguir algumas etapas em seu blog para que o mesmo seja monetizável, iremos abordar tais requisitos em outro artigo.
Páginas: Diferentemente das postagens, as páginas são algo mais digamos que institucional, o que seria isso? Páginas internas tais como: sobre você, contato/fale conosco, política de qualidade, ou algum outro conteúdo que seja mais sobre a instituição, ou você em específico.
Tema: Nessa área contém a divisão onde você incluirá partes que se repetirão ao longo do blog, tais como cabeçalho, coluna lateral, rodapé, enfim… tais itens que serão incluídos são chamados de “widgets”, abordaremos com mais aprofundamento o que são esses widgets, mas é algo bem fácil de se entender e o Blogger já possui muitas funcionalidades dessa criadas prontas para você utilizar.
Layout: Aqui definirá qual a estrutura do blog deseja utilizar, claramente o Google já disponibiliza uma estrutura padrão e alguns outros templates para se utilizar, porém nos dias atuais é possível adquirir de forma gratuita, ou comprada blogs personalizados nos quais ele vem pronto para apenas tacar o conteúdo lá! Ainda há possibilidade de acaso possua um conhecimento mais técnico em desenvolvimento, editar o HTML do tema, personalizando assim de sua maneira.
Configurações: Há muitas configurações que vão desde definir privacidade/leitura, permissões, comentários, formatação, metatags entre outros, alguns com um teor mais técnico para uma melhor manipulação. Se seu intuito é simplesmente ter um blog simples para jogar um conteúdo muito particular o básico que já se encontra lá será o bastante, porém, se deseja monetizá-lo, divulga-lo e torná-lo o mais público possível é de grande importância que entenda boa parte dessas configurações.
Configurações: Há muitas configurações que vão desde definir privacidade/leitura, permissões, comentários, formatação, metatags entre outros, alguns com um teor mais técnico para uma melhor manipulação. Se seu intuito é simplesmente ter um blog simples para jogar um conteúdo muito particular o básico que já se encontra lá será o bastante, porém, se deseja monetizá-lo, divulga-lo e torná-lo o mais público possível é de grande importância que entenda boa parte dessas configurações.
Lista de leitura: É basicamente uma área que reúne feeds de outros blogs para que possa fazer facilmente a leitura dos mesmos.
Visualizar blog: Quando deseja ver seu blog em funcionamento, basta clicar em visualizar blog, não tem muito segredo essa parte, estará apto a navegar no mesmo após efetuar as configurações que desejar e criar as postagens e páginas necessárias.
Basicamente o blogger é composta desses itens mencionados acima, porém vai muito além disso, pode ser vinculado outras ferramentas do Google, tais como: Google Analytics (métricas mais detalhadas do site), Google Search Console (métricas do site, localiza erros de página, ajuda na indexação das páginas e etc), Google Adsense (para monetizar o blog), Google Ads (para impulsionamento do site) dentre outras nas quais poderá promover ainda mais seu blog.
Então por mais repetitiva que possa ser voltamos a questão inicial, vale a pena ter um Blogger em 2020? Com certeza vale, pois gerar conteúdo é muito gratificante, você pode se beneficiar e ganhar dinheiro ainda com este conteúdo, não é a toa que existe o Marketing de conteúdo, que é o marketing através da informação gerada que por sinal agrega valor ao próximo, divulgar infoproduto, promover uma marca, divulgar ferramentas, vídeos do Youtube.
Enfim, há diversas formas nas quais podem ser prazerosas em se ter um blog ainda em 2020, claro é algo que se precisa ter paciência, pois não é do dia da para noite que ganhará muito dinheiro, ou que será popular com seu conteúdo, será um jogo de paciência, com divulgação e o que mais sua criatividade permitir para tornar seu conteúdo cada vez mais conhecido.