quarta-feira, novembro 27, 2024
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O que é e como usar o Google Alerts

Basicamente o Google Alerts é uma plataforma, ou ferramenta que monitora um termo que deseje aplicar e retorna as principais notícias sobre aquele determinado termo, com isso poderá saber o que a concorrência fala sobre o assunto que você definiu, podendo também pesquisar sobre sua empresa, com isso saberá o que estão falando de você na web.

O que é Google Alerts

Como resumo acima, o Google Alerts é uma ferramenta que trará novos conteúdos indexados pelo Google, tais como: notícias, artigos, vídeos e etc. Estes resultados serão retornados no painel do Google Alerts, porém para agilizar a quem queira ficar antenado com estas informações, é possível cadastrar um e-mail na plataforma, de modo que receba as informações mastigadas em seu e-mail, precisando apenas analisar o que é de fato importante para suas estratégias.

Quais as vantagens de se usar o Google Alerts

Uma ferramenta que quando bem utilizada trabalhará sozinha para lhe fornecer as informações, precisando apenas configurá-la corretamente para este fim.

Ela funcionará como um suporte, ajudará em suas estratégias de marketing, pois o deixará mais antenado sobre o que falam de determinada palavra-chave, ou termo que desejar, além de ficar antenado sobre o que dizem sobre sua empresa, bastando apenas tomar ações após analisar com calma e no detalhe todas as informações colhidas.

Acaso queira saber sobre um tema novo, é uma ferramenta que o deixará a par do que as outras empresas estão falando sobre o assunto, podendo utilizar como pesquisa de mercado e utilizando em estratégias futuras, nas quais poderá trazer o melhor conteúdo para seu site, com o melhor que falam pela concorrência.

Como usar o Google Alerts

Veja abaixo como usar o Google Alerts e seus simples passos de configuração para fazer com que esta ferramenta trabalhe para você, precisando apenas depois selecionar as notícias que melhores se encaixam com seus objetivos.

Painel do Google Alerts
Painel do Google Alerts

1- Palavra-chave ou termo

No primeiro campo é onde você irá inserir o termo, ou a palavra-chave que deseja monitorar e criar seu alerta sobre a mesma.

2- Configurar e-mail de alerta

Área na qual deverá conter o e-mail que receberá os alertas configurados por você no painel do Google Alerts.

3- Opções de alertas

Opções de alertas
Opções de alertas

Ao ser aberto as opções para alertas, irá deparar-se com as seguintes opções:

Frequência

Ele retornará a frequência na qual receberá os alertas em seu e-mail, podendo ser:

  • Quando disponível;
  • No máximo uma vez por dia;
  • No máximo uma vez por semana.

Fontes

Retornará a fonte na qual deseja receber seu conteúdo, podendo ser algo específico, conforme a lista abaixo, ou automático para receber de qualquer fonte:

  • Automático;
  • Blogs;
  • Notícias;
  • Web;
  • Livros;
  • Vídeos;
  • Discussões;
  • Finanças.

Idioma

Campo no qual não precisamos entrar muito em detalhes, mas basicamente ele retorna de qual idioma deseja que suas informações sejam dadas o alerta, podendo ser do seu idioma nativo, ou de qualquer idioma.

Região

Assim como o idioma, aqui definiremos o local no qual deseja que seu alerta seja retornado, porém fixado a nível de país, com a possibilidade de selecionar apenas o país em que vive, ou podendo vir de qualquer país este alerta.

Quantos

Esta opção é um filtro de quantos deseja ter de retorno de alertas, com apenas duas opções atualmente:

  • Somente os melhores resultados;
  • Ver todos.

4- Notícias mais recentes

Área na qual irá ser retornada no painel as notícias mais recentes sobre o termo pesquisado, claro que com seu e-mail e os filtros devidamente configurados, não precisará entrar no Google Alerts a todo momento, estes resultados serão retornados para seu e-mail na frequência e quantidade previamente estipulada.

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