Basicamente o Google Alerts é uma plataforma, ou ferramenta que monitora um termo que deseje aplicar e retorna as principais notícias sobre aquele determinado termo, com isso poderá saber o que a concorrência fala sobre o assunto que você definiu, podendo também pesquisar sobre sua empresa, com isso saberá o que estão falando de você na web.
O que é Google Alerts
Como resumo acima, o Google Alerts é uma ferramenta que trará novos conteúdos indexados pelo Google, tais como: notícias, artigos, vídeos e etc. Estes resultados serão retornados no painel do Google Alerts, porém para agilizar a quem queira ficar antenado com estas informações, é possível cadastrar um e-mail na plataforma, de modo que receba as informações mastigadas em seu e-mail, precisando apenas analisar o que é de fato importante para suas estratégias.
Quais as vantagens de se usar o Google Alerts
Uma ferramenta que quando bem utilizada trabalhará sozinha para lhe fornecer as informações, precisando apenas configurá-la corretamente para este fim.
Ela funcionará como um suporte, ajudará em suas estratégias de marketing, pois o deixará mais antenado sobre o que falam de determinada palavra-chave, ou termo que desejar, além de ficar antenado sobre o que dizem sobre sua empresa, bastando apenas tomar ações após analisar com calma e no detalhe todas as informações colhidas.
Acaso queira saber sobre um tema novo, é uma ferramenta que o deixará a par do que as outras empresas estão falando sobre o assunto, podendo utilizar como pesquisa de mercado e utilizando em estratégias futuras, nas quais poderá trazer o melhor conteúdo para seu site, com o melhor que falam pela concorrência.
Como usar o Google Alerts
Veja abaixo como usar o Google Alerts e seus simples passos de configuração para fazer com que esta ferramenta trabalhe para você, precisando apenas depois selecionar as notícias que melhores se encaixam com seus objetivos.
1- Palavra-chave ou termo
No primeiro campo é onde você irá inserir o termo, ou a palavra-chave que deseja monitorar e criar seu alerta sobre a mesma.
2- Configurar e-mail de alerta
Área na qual deverá conter o e-mail que receberá os alertas configurados por você no painel do Google Alerts.
3- Opções de alertas
Ao ser aberto as opções para alertas, irá deparar-se com as seguintes opções:
Frequência
Ele retornará a frequência na qual receberá os alertas em seu e-mail, podendo ser:
- Quando disponível;
- No máximo uma vez por dia;
- No máximo uma vez por semana.
Fontes
Retornará a fonte na qual deseja receber seu conteúdo, podendo ser algo específico, conforme a lista abaixo, ou automático para receber de qualquer fonte:
- Automático;
- Blogs;
- Notícias;
- Web;
- Livros;
- Vídeos;
- Discussões;
- Finanças.
Idioma
Campo no qual não precisamos entrar muito em detalhes, mas basicamente ele retorna de qual idioma deseja que suas informações sejam dadas o alerta, podendo ser do seu idioma nativo, ou de qualquer idioma.
Região
Assim como o idioma, aqui definiremos o local no qual deseja que seu alerta seja retornado, porém fixado a nível de país, com a possibilidade de selecionar apenas o país em que vive, ou podendo vir de qualquer país este alerta.
Quantos
Esta opção é um filtro de quantos deseja ter de retorno de alertas, com apenas duas opções atualmente:
- Somente os melhores resultados;
- Ver todos.
4- Notícias mais recentes
Área na qual irá ser retornada no painel as notícias mais recentes sobre o termo pesquisado, claro que com seu e-mail e os filtros devidamente configurados, não precisará entrar no Google Alerts a todo momento, estes resultados serão retornados para seu e-mail na frequência e quantidade previamente estipulada.